quarta-feira, 16 de junho de 2010

5ª Marcha de Orgulho LGBT no Porto - Apoio a Uganda

Porque este movimento se preocupa com todas as questões de desigualdade e porque vamos estar presentes, aqui fica um convite para os interessados:

Vivemos os nossos dias a reclamar os mesmos direitos, a pregar a igualdade e o respeito por todos. Temos vivido grandes alegrias nos últimos tempos, ao verificar os frutos do nosso trabalho. No entanto, se calhar não estamos a fazer um esforço para olhar para além do nosso umbigo e dar voz aos que, tão nossos como os nossos, não o podem fazer. Existe neste momento uma situação extremamente problemática em Uganda. A realidade da comunidade LGBT deste país nunca foi fácil, mas a situação está a agravar-se de dia para dia, e neste momento assiste-se a uma autêntica caça às bruxas. Está para ser aprovada, neste país, uma lei "Anti-Gay Bill". Esta lei reafirma a ilegalidade da homossexualidade no país, mas acrescenta que as penas para os homossexuais serão de prisão perpétua até pena de morte por enforcamento. Tem inclusivé uma clausula que informa que qualquer pessoa que conheça um homossexual e não o denuncie, enfrentará igualmente penas pesadas. Esta lei foi redigida depois da passagem de um grupo religioso americano por Uganda, que pregou contra os homossexuais e a so called "gay aggenda", alimentando mitos e inventando teorias acerca do "estilo de vida gay". Independentemente da lei ser aprovada ou não, o preconceito desmedido já foi interiorizado pela maior parte da população de Uganda, que realmente acredita estar a fazer o trabalho de Deus. Neste momento a situação já é crítica ao ponto de jornais terem publicado as fotografias e moradas de indivíduos homossexuais, facilitando ainda mais a tal caça às
bruxas. Uma das poucas associações LGBT do país, para se manter activa, tem necessidade de mudar de local de três em três meses, por ser constantemente perseguida. A comunidade LGBT de Uganda vive, neste momento, uma situação gravíssima, precária e solitária, e é nossa responsabilidade agir. Tendo tudo isto em consideração gostaríamos de te convidar a participar connosco, dia 10 de Julho, na Marcha do Orgulho LGBT do Porto. O objectivo é cada um de nós levar um adereço de apoio à causa de Uganda feito pela própria pessoa. Dá asas à tua imaginação e elabora um cartaz, rabisca uma T-Shirt com uma mensagem de apoio, o que quiseres e vem dar visibilidade a estas pessoas que precisam urgentemente do nosso apoio. Participa e ajuda-nos a divulgar esta causa!

Contamos contigo
Sábado dia 10 de Julho de 2010 às 15:00, na Praça da Républica - Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário